Champions League II

31 de mai. de 2010

O campeonato muda seu nome para Champions League em 1992. Os franceses do Olympique Marselha, mesmo com a descoberta da manipulação de jogos em seu país, foi mantido como o primeiro campeão.

O Milan na final de 1994 contra o dream team catalão, agora com o baixinho, aplicou uma goleada de 4 a 0. Os jogadores Rossoneri entraram mordidos devido à “arrogância” do Barça. Cruyff (técnico do time) parece não ter aprendido a lição na final da Copa do Mundo de 1974. Segundo o ex-capitano Maldini, essa foi a melhor final da história do Milan. Eles voltariam à final no ano seguinte. No entanto, o título ficaria com o Ajax das promessas Patrick Kluivert, Edgar Davids, Edwin van der Sar, Marc Overmars e Clarense Seedorf. Esse time perdeu o campeonato em 1996 para a Juventus, que perderia as duas finais seguintes para Borussia Dortmund-ALE (1997) e Real Madrid (1998).

Mudanças:


Em 1997, a lei Bosman permitiu aos futebolistas, também considerados trabalhadores comunitários, não se vissem impedidos de jogar em outro país da União Européia por normas internas da UEFA e das respectivas Federações nacionais de Futebol.

A partir de 1998, alguns vice-campeões foram autorizados a disputar o torneio, que foi ganho pelo Real Madrid após 32 anos sem vencer.

Manchester trouxe a “orelhuda”, como é chamada a taça da Champions, de volta à Inglaterra (primeira desde a “Tragédia de Heysel”), sendo ainda a primeira equipe a ganhar a tríplice coroa em seu país. A final é considerada uma das mais emocionantes da historia do futebol. O motivo? Veja o vídeo abaixo:



Bayer de Munique conquistaria no ano de 2001 seu quarto título em cima do Valência. Na temporada seguinte outra final entre alemães e espanhóis se repetiria com protagonistas diferentes: Real Madrid e Bayer Leverkusen. Porém, dessa vez o titulo iria para a Espanha. Esse jogo ficou marcado belo gol de Zinedine Zidane (considerado o mais bonito da história marcado em uma final):



A final de 2003 foi a primeira final disputada por times do mesmo país: Milan e Juventus. O jogo realizado na Inglaterra marcou a história da família Maldini, pois Paolo Maldini ergueria sua primeira “orelhuda” como capitão do Milan. Seu pai, Cesare Maldini, já havia levantado ela em 1963 pelo mesmo Milan e em solo inglês também. Belas coincidências do futebol...













Em 2004, o Porto ganharia sua segunda Liga dos Campeões em cima do Mônaco. Vale lembrar que essa equipe era dirigida por um ainda desconhecido José Mourinho e tinha a promessa Carlos Alberto (atual capitão do Vasco).

Liverpool após a “Tragédia de Heysel” voltaria a uma final em 2005, ganhando ela num espetacular jogo. Novamente peço licença, e coloco o vídeo dos gols. Vale a pena ver:



O Barcelona, liderado por Ronaldinho Gaucho, ganhou a liga do ano seguinte com o gol do brasileiro Belletti.

Depois da final em 2005 vencida nos pênaltis pelos ingleses, após uma reação de três gols em 15 minutos, o Milan teria sua revanche em 2007. E dessa vez levaram a melhor, conquistando seu sétimo título (sexto com um Maldini no time).

Manchester venceria em 2008 em uma disputa de pênaltis com outro inglês, o Chelsea. Também chegaria a final de 2009 em Roma, entretanto perderia para o Barcelona de Messi.

E esse ano, Internazionale volta a ganhar após 45 anos sobre a zebra Bayer de Munique.

UEFA badge of honour (Medalha de Honra da UEFA):

Ela foi introduzida na temporada 2000/01. A medalha é gravada na manga esquerda do equipamento durante a Liga dos Campeões e a Taça UEFA. É um desenho oval em azul marinho com um esboço em branco do atual troféu, coberto com partes do logotipo da Liga dos Campeões. Acima do troféu está presente o número de títulos ganhos pelo clube.



Clubes honrados:
Real Madrid CF depois de seis vitórias, 1956-60 e 1966.
AFC Ajax depois de três vitórias consecutivas, em 1973.
FC Bayern Munique, depois de sua terceira vitória consecutiva, em 1976.
AC Milan, depois do seu quinto título, em 1994.
Liverpool FC, depois do seu quinto título, em 2005.

O Hino da Champions League foi incorporado em 1992 com a mudança do nome do torneio. Vídeo com a letra em português com todos os campeões de 1993 - 2008. Os outros dois são Barça e Inter:




Que venham as próximas...


Obs. Entre os dias 3 e 6 de Junho, acontecerá o JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) e como somos estudantes do Mackenzie:

LOOOOOOOCO, LOCO, LOCO, LOCO, LOOOCO, ISSO É MACKENZIE!!!!

Vamos ganhar esse ano com 100% de aproveitamento.

Mackenzie meu coração.

/+/Saudações Vascaínas/+/

Murillo Chamusca

0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010