Balanço da 1ª Rodada da Copa do Mundo

16 de jun. de 2010

A primeira rodada da Copa do Mundo terminou hoje com a derrota da Espanha sobre a Suíça e a vitória do Chile sobre Honduras.

A Seleção da 1ª Rodada, na minha visão:

Enyeama(Nigéria); Maicon(Brasil), Alcaraz(Paraguai), Juan(Brasil) e Lahm(Alemanha); Khedira(Alemanha), de Rossi(Itália), Ozil(Alemanha) e Tshabalala(Africa do Sul); Elia(Holanda) e Messi(Argentina).

5 Destaques positivos - foi bem difícil selecionar os destaques:

1) As torcedoras de Holanda e Dinamarca... com certeza foi a melhor imagem da Copa até agora...
2) O ótimo futebol mostrado pela seleção Alemã, que botou os Cangurus na roda...
3) A bela festa de abertura da Copa, muito bem feita (a do dia 11)!!!
4) O choro do Jong Tae-se, da Coréia do Norte... foi uma cena emocionante, país sofrido, que precisam dar satisfação sobre tudo ao ditador norte-coreano... entrou pra História dos Mundiais...
5) A dança comemorativa do Tshabalala contra o México, quando fez o primeiro gol da Copa...

5 Destaques Negativos:

1) O ridículo futebol apresentado pela "Fúria": time que quer ser campeão da Copa não pode perder pra Suíça - daí meu pé atrás com essa seleção, muito oba-oba em cima e os resultados só apareceram recentemente...
2) As seleções figurantes na Copa - Austrália, Honduras, Argélia, Grécia - pra jogarem o que jogaram, podiam nem ter se classificado, para dar lugar a seleções um pouco melhores!!!
3) A falta de "identidade" dos jogadores africanos - geralmente, quando você pensa em africanos, você pensa em futebol bem jogado e alegre, como Camarões em 90 ou Senegal em 2002. Hoje, os africanos parecem suecos: tudo cintura dura, não tem ginga, preocupados com os resultados, nenhuma seleção africana empolgou até agora na Copa. Parecem até que foram geneticamente modificados!!!
4) A (ainda) reclamação da tal da Jabulani... Pelamor de Deus!!! Tudo é culpa da bola!!! O Green, da Inglaterra e o goleiro da Argélia tomaram frango por culpa da bola, não por serem ruins de doer???? Poupem-me!!!
5) A chatice do "Cala a boca Galvão" no Twitter. Tá, a gente sabe, ele é chato, fala muita m..., mais já deu também gente!!!

5 Melhores Jogos:

1) Alemanha 4x0 Austrália
2) África do Sul 1x1 México
3) Brasil 2x1 Coréia do Norte
4) Nova Zelândia 1x1 Eslováquia
5) Itália 1x1 Paraguai

5 Piores Jogos:

1) Inglaterra 1x1 EUA
2) França 0x0 Uruguai
3) Costa do Marfim 0x0 Portugal
4) Argélia 0x1 Eslovênia
5) Holanda 2x0 Dinamarca

Gol da Rodada: Tshabalala(África do Sul)
Craque da Rodada: Ozil(Alemanha)
Troféu Botina de Ouro: Senderos(Suiça) e Gutierrez(Argentina)

É isso aí povo!!!

Até amanhã com a cobertura de Los Hermanos!!!

GM Palestrino



------------------------------
Boa noite,


Mesmo depois desse resumão aqui da primeira rodada, falarei sobre a táctica da equipe da Espanha, que perdeu pra Suiça (a dela também) por "One Nil".
Decidi falar apenas sobre como as equipes se comportaram em campo por ter certeza que não lêem nosso blog para ver resultados etc e sim pra ter uma opinião diferente e quiçá uma "pranchetada". Bom nome hein, "Prancheta do Dolce" (nada paga pau do PVC, mas enfim)!


Começando pela equipe da Espanha.
Escalação titular foi essa: Casillas; Sérgio Ramos, Piqué, Puyol, Capdevilla; Busquets, Xabi Alonso, Xavi, David Silva, Iniesta; David Villa.

Busquets jogou como primeiro volante, o de contenção. Xabi Alonso como segundo, chegando um pouco mais perto da área e ajudando Xavi que jogava mais centralizado distribuindo as bolas para as alas de Iniesta e Silva, esquerda e direita respectivamente. David Villa seria a referência na área.
Bom, era pra ser assim, mas Silva e Iniesta jogaram na esquerda (obrigando a dar passes curtos) e Villa não conseguiu ser a referência, o atacante saía muito da área tentando buscar a bola. Com o corredor na lateral direita, Sérgio Ramos apoiava bastante e, muitas vezes, o time tinha que esperá-lo subir. Já Capdevilla ficava mais na região do meio de campo, por estar embolado o lado esquerdo do ataque.

Enquanto isso a Suiça jogava na "retranca total". Todos estavam atrás do meio de campo, o mais adiantado era, geralmente, Kkufo, que estava perto da meia lua, do campo de defesa, claro. Atrás dele, estavam dois meias a frente dos volantes espanhóis e o resto do time na zaga. Tanto no primeiro tempo quanto no segundo, apesar do gol, o ataque praticamente não existiu! Apenas vi Nkufo e Barnetta fazerem algo na frente, enquanto jogadores como o atacante Derdiyok (ele jogou?) e o meia Fernades (autor do gol no segundo tempo) assistiam de perto as jogadas.

Após o intervalo, David Silva resolveu jogar onde deveria, na direita, mas foi logo substituído. Fernando Torres e Jesus Navas entraram na equipe no lugar de Busquets e Silva. O time mudou e agora jogava assim: Xabi Alonso, na contenção; Xavi, como segundo volante; Iniesta na ala direita e Navas na esquerda, usando bastante o fundo do campo. Finalmente Villa pode realmente sair da área e buscar a bola após Torres, mesmo que sem ritmo de jogo, virar a referência. Pedro entrou no lugar do camisa seis na ala direita e deu um último gás na partida.

Infelizmente toda essa táctica não foi suficiente para ganhar da "complexa" formação da Suiça.
A Espanha ficou devendo!

Espero que para o próximo jogo a "Fúria Mecânica" melhore e mostre o futebol que tem.

Curiosidade: 83% de posse de bola para Espanha aos 20 minutos do primeiro tempo! Meio inútil, mas é legal saber disso, ?


Até amanhã com a análise do jogo da França.

Abraços,

Dolce

4 comentários:

Disimo disse...

Excelente texto!

Só que tenho que discordar de uma coisa, na verdade, de duas.

O Cala Boca Galvao NUNCA vai se tornar chato. Pode ficar 500 anos no twitter...hehehe
E a segunda é que eu não classificaria o Brasil como um dos melhores jogos, talvez, o segundo tempo. Essa minha última discordância eu ponho à prova de melhores argumentos, afinal de contas vocês sabem do meu "grande" conhecimento futebolístico...hehehe

Grandes abraços!

Guilherme disse...

Na boa Disimo, foi foda escolher 5 bons jogos mano!!! Os 5 menores piores foi o critério adotado!!! hauhuahauhauhaua

valeu pela visita

abraço malandro!!!

Unknown disse...

No proximo post tem que falara da possibilidade da arena palestra italia abrir a copa e a volta do Mago.
Bjo p/ Deas (Dolce)

Dolce disse...

Ok, obrigado pela dica e pela visita.
Um palmeirense falará sobre isso, muito em breve.
:D

Dolce

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010