Longos 48 anos

16 de jun. de 2010

Futebolísticos de todas as nações,

irei cobrir, além da nossa seleção canarinho, a surpreendente seleção chilena.
Faziam exatamente 48 anos que a seleção do Chile não ganhava uma partida em copas do mundo. A última havia sido contra a extinta Iugoslávia na copa de 62, em que o o Chile foi país-sede.
Nas útilmas duas copas do mundo, o povo chileno não teve uma seleção para torcer, já que o Chile não passou nem das Eliminatórias. Águas passadas.

Ao comando de Marcelo Bielsa, a nova seleção chilena joga um futebol categórico e de muita velocidade. Claro que no jogo de hoje, o nervosismo por todos os motivos citados e o fato de ser uma estréia da maioria do elenco em copas do mundo, o Chile não jogou seu melhor futebol. Na base da velocidade encurralou a fraca Honduras em seu campo de defesa, e desperdiçou inúmeras chances para ampliar o marcador.

O trio ofensivo Beausejour, Valdívia e Alexis Sánchez é incansável. Eles simplesmente não param de correr, além de possuir muita qualidade técnica. O primeiro foi eleito o melhor homem em campo, autor do gol (um golpe de sorte, que não tira os méritos do time) e de algumas boas jogadas ao longo da peleja.

Como bom palmeirense, acompanhei com ainda mais atenção o "El Mago" Valdivia. Ele buscou jogo, e é de longe o melhor jogador da seleção. Confesso que um pouco sem ritmo, porém com dribles ainda afiados e muita visão de jogo.

Enfim, o Chile irá surpreender muita gente nesta Copa. Assim como a maioria das seleções, terá uma evolução natural dentro da competição, ou talvez não. O que vale frizar nesta partida é a alegria do povo chileno ao ver sua seleção ganhar novamente uma partida de Copa do Mundo.


FORZA CHILE, FORZA VALDIVIA, FORZA PALESTRA

1 comentários:

Unknown disse...

Nossa. Não lembrava que o Chile tinha se classificado para as oitavas do mundial de 1998 empatando todos os seus jogos na primeira fase. Nem a dupla entre Marcelo Salas e Ivan "Ban ban" Zamorano foi capaz de vencer um jogo. Fico triste pelo Zamorano. Deve ser chato não ganhar nenhum jogo de copa do mundo.

Belo post Gigio. Muito bom mesmo.

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010