José Mourinho: Portugal tentando fazer do sonho uma realidade...

16 de set. de 2010

Após muita confusão envolvendo a Federação Portuguesa de Futebol na demissão de Carlos Queiróz, os mandatários do futebol luso parecem novamente estar dispostos a escolherem o caminho mais difícil, apesar de ser o mais correto.

Logo após a demissão de Carlos Queiróz, sabia-se de duas alas fortes dentro da FPF. Uma delas, a mais estruturada por ser encabeçada pelo próprio presidente, Gilberto Madaíl, tinha Paulo Bento, ex-técnico do Sporting, como o nome preferido para substituir Queiróz. A outra ala era favorável à Humberto Coelho, que já foi treinador de Portugal, fazendo uma campanha boa, mas sendo demitido estranhamente.

Nesta semana, muito se falou sobre a força que o nome de Paulo Bento vinha ganhando. Muitos jornais portugueses já davam como certa a contratação do treinador, afirmando que só faltavam alguns detalhes para a concretização da negociação. Porém, o próprio técnico Paulo Bento, no início desta semana, desmentiu qualquer contato com a FPF.

As manchetes dos jornais lusos e espanhóis desta quinta-feira, deixaram surpresos os torcedores lusos. Gilberto Madaíl, presidente da FPF, viajara a Madrid a fim de se reunir com o treinador José Mourinho. De fato, nesta quinta-feira Gilberto Madaíl almoçou com Mourinho e seu empresário.

Qual foi a proposta de Gilberto Madaíl?

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol teria dois desejos. Primeiro, gostaria de ter Moruninho como treinador português nas próximas duas partidas válidas pelas Eliminatórias da Euro 2012, contra Dinamarca e Irlanda. Mourinho seria liberado pelo Real Madrid para comandar a seleção apenas nesses dois importantes jogos.

O segundo plano de Madaíl, e o mais correto e ambicioso, seria ter José Mourinho como coordenador de todas as selecções nacionais, o que obrigaria a uma reestruturação do plano de futebol federativo. Mourinho trabalharia com Paulo Bento, sendo que o segundo seria o "técnico de campo". O treinador do Real Madrid, dividiria suas atenções entre o clube espanhol e a seleção portuguesa.

É claro que Gilberto Madaíl tem ciência de que não tem condições de tirar José Mourinho do clube espanhol. O desejo atual do líder federativo português é tê-lo em divisão com o Real Madrid. À princípio, o clube espanhol não estaria disposto à ceder o treinador, já que as despesas com ele e a dificuldade em trazê-lo foram enormes. Sem contar que o Real não está convencendo na Espanha neste início de temporada, e a seleção apenas tiraria o foco do treinador.

Gilberto Madaíl entende que Mourinho é o único que tem o poder de reestruturar a seleção, fazendo-a "entrar nos eixos" novamente. Muitos dizem que a intenção da FPF é ter Mourinho como treinador efetivo de Portugal na próxima Copa do Mundo. Mas por enquanto é apenas um sonho.

Segundo informações de jornais portugueses e espanhóis, Gilberto Madaíl tentará agora convencer o presidente do Real Madrid. Uma das armas do presidente da FPF é um colega seu de federação, muito amigo do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol. Madaíl tentará ter a seu favor o apoio da entidade máxima do futebol espanhol, tendo como argumento a "obrigação" de Portugal em participar da próxima Euro, já que ambos os países são candidatos à sede das Copas de 2018 e 2022.

As chances, por enquanto, são mínimas. Porém, Mourinho sempre deixou claro que seu sonho maior é comandar Portugal. O treinador teria ficado surpreso com o convite à essa altura, já que sempre planejou isso mais para o final de sua carreira. Informações de Portugal distam que José Mourinho teria aceitado a proposta de Madaíl, mas sem confirmar nada concretamente, aguardando apenas o posicionamento do Real Madrid.

Nesta sexta-feira de manhã, em coletiva no Real Madrid, José Mourinho disse que está fora do processo de persuasão, e que isto está à cargo de Gilberto Madaíl. O técnico ainda disse que por ele "iria por zero euros" e nem a gasolina exigiria que lhe pagassem...

Só nos resta esperar o desenrolar de mais uma novela portuguesa...

Por Luiz Nascimento.
http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/



0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010