Sp. Braga, o novato português que não cansa de surpreender

23 de nov. de 2010

Nesta terça-feira, o Sp. Braga venceu o Arsenal no Minho e botou fogo na briga pela classificação à próxima fase da Liga dos Campeões. Os gols da partida saíram apenas na segunda etapa, ambos dos pés do brasileiro Matheus, aos 38 e aos 48 minutos. Os ingleses não foram à Portugal com força máxima, mas vale lembrar que o salário de apenas um jogador do Arsenal cobre a folha salarial inteira da equipe portuguesa.



Essa vitória por 2 a 0 leva os portugueses à última rodada da fase de grupos com chances reais de classificação. Enquanto isso, o Arsenal poderia ter decretado sua classificação antecipada à próxima fase, já definindo também a classificação do Shakhtar. Os ingleses, salvo uma catástrofe frente ao Partizan, devem avançar. Porém, os lusos agora ganharam força e jogam todas as suas fichas na partida decisiva frente aos ucranianos.

  • Chances do grupo:

Agora, o Braga possui a mesma pontuação do Arsenal, ambos têm 9 pontos, com 3 vitórias cada. Porém, os ingleses levam vantagem no critério de desempate, já que têm um saldo positivo de 9 gols, enquanto os lusos estão com um déficit de 4 gols. Na última e decisiva rodada do grupo H, o Arsenal enfrenta o Partizan, que não somou um ponto sequer até então, na Inglaterra, enquanto o Braga vai à Ucrânia confrontar o líder do grupo, Shakhtar Donetsk.

O Braga tem de vencer sua partida e torcer por um tropeço do Arsenal frente ao Partizan. Por outro lado, se os ingleses vencerem a partida, os lusos precisarão bater o Shakhtar por 4 gols de diferença, roubando assim a vaga dos ucranianos. A situação dos lusos segue complicada, mas ainda assim o desempenho do Braga já é considerado histórico em Portugal.

Vale lembrar que para a diretoria do Braga, o importante era alcançar uma ou duas vitórias nessa fase de grupos, independete de classificação, que já rendem alguns milhões de euros aos portugueses. Com apenas duas vitórias, o Braga recebeu uma quantia que superava os gastos da equipe em praticamente um ano de salários.

  • A surpreendente ascensão do Braga:

A equipe no Minho surpreendeu o futebol luso na temporada passada ao sagrar-se vice-campeão português, estando na cola no campeão Benfica durante todo o campeonato e ficando à frente dos grandes Porto e Sporting. Desbancando os dois outros grandes do país, o Braga classificou-se à Liga dos Campeões e enfrentou logo na primeira rodada a maior equipe do grupo, o Arsenal.

Na primeira partida, a equipe portuguesa, que possui majoritariamente jogadores brasileiros, foi goleada por 6 a 0 e muitos já davam como certo um vexame no campeonato. Na segunda rodada, mais uma goleada, desta vez 3 a 0 para o Shakhtar. Porém, os minhotos começaram a se recuperar vencendo o Partizan tanto em Portugal quando na Sérvia e agora vencendo o mesmo Arsenal que o goleou, por 2 a 0.

  • Curiosidades da equipe bracarense:

E ainda por cima há uma grande curiosidade envolvendo o Braga e o Arsenal. Em Portugal, os torcedores e os jogadores bracarenses são conhecidos como "arsenalistas", nome que remete diretamente aos ingleses.

Outra curiosidade reside no estádio municpal de Braga, construído para a Euro de 2004, que fica entre uma enorme pedreira. Atrás de um dos gols do estádio é possível ver um enorme rochedo bem próximo do campo.

O Braga possui, atualmente, 15 jogadores brasileiros em seu elenco e apenas 10 portugueses, isso sem contar com espanhóis, senegaleses, camaroneses e nigerianos.


Por Luiz Nascimento.
http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/


1 comentários:

Maria Eugênia (@mxrodrigues) disse...

Que bobeada da defesa do Arsenal nesse segundo gol, hein? Meu deus, que papelão.

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010