Mès que un idolo, un mito

1 de dez. de 2010

Bom, o Verdão acabou o ano mais uma vez pifiamente, com derrotas ridiculas e tal... então, resolvi fazer um tributo a O maior jogador que eu já vi atuar pela Sociedade Esportiva Palmeiras: Marcos Roberto Silveira dos Reis, o Santo.

Que os catalães me perdoem o trocadilho com o lema do clube deles - um dos maiores do mundo e que meteu um chocolate monstruoso no Real Madrid - mas tive que fazê-lo!

Evidente que o Marcos não vai se lembrar até porque não foi muito importante pra ele, mas a vez que o vi pessoalmente foi indescritível. Eu fui com meus pais a um supermercado que ficava dentro do antigo Shopping Matarazzo, hoje Bourbon, na região ali próxima ao templo sagrado palestrino. Fui comprar um sorvete no McDonalds e o mito parou no Drive Thru e eu, como estava esperando para atravessar, ele deu sinal verde para passar. Eu passei, não desviei o olhar dele, não acreditei que era o Marcos que tinha feito aquilo. Até hoje não me esqueço desse momento!!!

Aqui, trarei 5 jogos que estão na minha memória, não estão na ordem de ser ou não o maior jogo dele, pra mim, foram o 5 melhores jogos do São Marcos em sua história:

05/05/1999: Quarta Feira, os maiores rivais paulistas(pra mim são os maiores rivais brasileiros) se enfrentariam nas Quartas de Final da Libertadores. O Palmeiras vinha seu atual goleiro titular Velloso, e depositou suas fichas no reserva Marcos. O Corinthians tinha grandes jogadores, como Rincón, Vampeta, Dinei, Ricardinho, Edílson e Marcelinho(o fdp sempre jogava muito contra o Palmeiras, pelamor de Deus). Era a primeira partida. O Palmeiras fez sua parte e ganhou de 2x0, mas quem roubou a cena foi Marcos. Ele pegou tudo. Tenho comigo que se jogassem o Papa no angulo ele buscava. No segundo jogo, o Corinthians reverteu, mas Marcos pegou um penalti do Vamp e o Palmeiras seguiu na Libertadores. Naquele primeiro jogo, passei a admirá-lo como ídolo, mais até do que Taffarel, o 2º melhor na minha opinião.



06/06/2000: de novo o Corinthians. O primeiro jogo já tinha sido sensacional, 4x3 nos ultimos minutos para eles. Veio o 2º jogo, e novamente um dos melhores jogos de futebol que já tinha visto na minha vida, 3x2 Verdão e aí de novo os penaltis. Quem passasse pegaria o Boca Juniors na final. 5x4 Palmeiras, todos acertaram até que o ultimo penalti seria cobrado por Marcelinho(de novo, ele sempre jogava muito contra o Palmeiras). Marcos não tinha acertado nenhum canto dos outros batedores. Era o maior ídolo palmeirense contra o maior idolo corinthiano. Marcelinho partiu pra cobrança, Marcos adianta uns 3 passos a frente(mais como é o Marcos, a defesa é limpa) e busca em seu canto direito o penalti cobrado por Marcelinho e o Palmeiras na final. Fiquei rouco esse dia, meus pais quase me bateram de tanto que eu gritei com aquela defesa. Chorei muito por causa dele esse dia.



17/06/2002: Na Copa do Japão, eram as Oitavas de Final e o Brasil pegava a Bélgica. A Bélgica foi muito melhor que o Brasil o jogo todo, só que o Brasil ganhou de 2x0, gols de Rivaldo e o Ronaldo Fofinho. 2x0 graças a Marcos. Ele, sempre em jogos decisivos, fez pelo menos 5 defesas dignas de um santo. o Galvão Bueno nunca gritou tanto "Maaaaaaaaaaaaaarcos faz a defesaaaaaaaaaaaa" como naquele dia. Pra mim, foi o melhor jogo pela Seleção, mais até do que a final contra a Alemanha do Oliver Peruzeiro Kahn.



30/06/2002: Final de Copa do Mundo, jogo as 8 da Matina. No 2º Tempo, a Alemanha tem uma falta de muito longe, que o jogador que eu não me recordo o nome soltou um foguete, mas quem estava no gol??? Maaaaaaaaarcos. Logo depois, o "Melhor Jogador da Copa" Oliver Gluglu Kahn, solta uma bola nos pés do Fofinho que faz 1x0 Brasil. Após o segundo gol dele, a Alemanha tem mais uma jogada pelo meio que o atacante alemão vira muito rápido e fuzila... Maaaaaaaaaaaaaaaarcos de novo. O Penta é nosso, muito graças a Ele.



05/05/2009: 7 jogos contra o Sport Recife em 1 ano. Nenhum palmeirense aguentava mais jogar contra os pernambucanos. E esse jogo era decisivo para uma vaga nas quartas da Libertadores. Ilha do Retiro lotada, torcida inflamada, nada disso abalou o ídolo. Ele só deixou passar duas bolas: a do gol da vitória do Sport, que levou o jogo para os pênaltis, e a primeira cobrança da decisão, marcado por... De resto, ele deixou os jogadores do Sport pequenos diante da grandeza do seu jogo. Perfeito, com 3 defesas de pênaltis sensacionais.



Esqueçam-se as contusões, as besteiras por ele faladas logo após o final das partidas - principalmente quando o time perde -, a falha contra o Manchester em 1999 na final do Mundial. São mais de 500 demonstrações e partidas pelo Palmeiras, como as acima citadas, que fazem de Marcos o jogador mais querido do Brasil, nao apenas pelos palestrinos como eu, mas por todas as torcidas. Como diz meu pai, apenas 3 pessoas no mundo são respeitadas, você pode não gostar delas, mas vc as deve respeito: O Presidente Lula, Zeca Pagodinho e São Marcos. Um busto pra ele é pouco perto do que ele representa pra Sociedade Esportiva Palmeiras.

Até a próxima!!!

Por Guilherme de Morais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010