Especial Paulistão Parte 3 - Mogi Mirim e Mirassol

3 de jan. de 2011


Hino do Mogi Mirim Esporte Clube:


O Mogi Mirim Esporte Clube foi fundado no dia 1º de fevereiro de 1932. Um ano após sua criação, o clube se inscreve para a disputa do Campeonato Amador do Interior, seguindo a trajetória da maioria dos clubes do interior paulista, e acaba sagrando-se campeão da competição. Porém, o clube só passa a se profissionalizar no início da década de 1950, com a onda de profissionalização de clubes interioranos promovida pela Federação Paulista de Futebol.

O Sapão, como é conhecido o clube por se localizar em uma cidade muito conhecida por seus brejos, disputa a Terceira Divisão do Campeonato Paulista até o ano de 1975, com alguns anos de ausência em competições oficiais promovidas pela FPF. Porém, o grande crescimento da equipe deu-se apenas na década de 1980, com a chegada de Wilson Fernandes de Barros à presidência do clube no ano de 1981.

Estádio do Mogi Mirim Esporte Clube, construído em 1991
Após essa mudança administrativa, o Mogi Mirim chegaria à divisão de elite do futebol paulista no ano de 1985, ao sagrar-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista empatando com o Tanabi, no Pacaembu, com um time que contava com o “xerife” Chicão e Oscarzinho.

Porém, o ápice do clube foi no início da década de 90, mais precisamente nos anos de 1992 e 1993, quando ficou famoso como o “Carrossel Caipira”, com um time que contava com Rivaldo, Leto e Válber. A equipe ficou assim conhecida por adotar o mesmo esquema tático do “Carrossel Holandês” na Copa do Mundo de 1974. O estreante técnico Vadão (Oswaldo Alvarez), implementou um 3-5-2 perfeito na equipe, que na época ficou conhecida como a equipe interiorana mais difícil de ser batida.

Vadão, o comandante do “Carrossel Caipira”

No ano de 1992, a equipe venceu a Copa 90 Anos de Futebol e o Grupo Amarelo do Campeonato Paulista, sendo que em 1993 o clube conquistou o Torneio Ricardo Teixeira. Porém, a equipe seria rebaixada à Série A2 em 1994, competição da qual seria campeão no ano seguinte, retornando à elite paulista. No ano de 2001, o Sapão conquistou o vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro. No ano de 2009, depois de disputar por duas edições seguidas a Série A2 do Paulistão, o Mogi Mirim retornou à elite do Campeonato Paulista.

Montagem feita pelo próprio Rivaldo ao simular sua contratação

  • Curiosidades:
- O presidente Wilson de Barros ficou à frente do Mogi Mirim entre 1981 e 2008, ano em que veio a falecer.

- O estádio do Mogi Mirim foi fundado em 1991 com o nome de Vail Chaves.

- Anos depois, o estádio do Sapão passou a receber o nome do presidente que o construiu, Wilson de Barros.

- Com a morte do Papa João Paulo II, a diretoria do Mogi Mirim resolveu fazer uma homenagem a Karol Wojtyła, dando ao estádio o nome de “Papa João Paulo II”.

- Atualmente, o estádio do alvirrubro leva o nome de Romildo Vitor Gomes Ferreira e tem capacidade para receber 19.900 espectadores.

- As maiores revelações da história do clube são: Capone, Chicão, Denis Marques, Fernando, Leto, Rivaldo, Valber e Zé Luiz.

  • Títulos:

- Campeão Paulista do Interior em 1933

- Campeão Paulista da Segunda Divisão (Série A2) em 1985 e 1995

- Copa 90 Anos de Futebol em 1992

- Torneio Ricardo Teixeira em 1993
- Vice-Campeão da Série C em 2001



Hino do Mirassol Futebol Clube:



O Mirassol Futebol Clube foi fundado no dia 9 de novembro de 1925, sendo que apenas passou a disputar campeonatos profissionais, organizados pela Federação Paulista de Futebol, em 1951, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Porém, no ano seguinte o clube retornou ao amadorismo, situação na qual permaneceu por 7 anos. No ano de 1960, o Mirassol disputou o Campeonato Paulista da Terceira Divisão, garantindo vaga à Segunda Divisão do estadual paulista, por onde ficou durante 4 anos.

Em 1964, o Mirassol Futebol Clube uniu-se ao Grêmio Recreação Esporte e Cultura, já que pequena cidade do interior paulista não comportava duas equipes. O Grêmio já era campeão da Terceira Divisão do Campeonato Paulista e disputava torneios realizados pela Federação Paulista de Futebol. Então, da união surgiu o Mirassol Atlético Clube, deixando de lado as cores verde e amarela e adotando o azul e o branco do Grêmio.

Entre os anos de 1965 e 1968, o Mirassol disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, paralisando suas atividades no futebol por 2 anos, retornando em 1972 a disputar a Segundona. No ano de 1975, o Mirassol sagrou-se Campeão da Série B da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Porém, após a conquista, o clube não possuía recursos para manter a equipe. Com isso, os dirigentes se reuniram a refundaram o Mirassol Futebol Clube, voltando às cores verde e amarela.

Esquadrão do Mirassol no ano de 1975


O clube retornou aos gramados apenas em 1982 disputando, até 1985, o Campeonato Paulista da Terceira Divisão, ano este em que se sagrou vice-campeão e garantiu vaga à Segundona. Dois anos mais tarde, o Mirassol foi campeão da Segunda Divisão e passou a ter direito de disputar a Divisão Especial do Campeonato Paulista, mais tarde chamada de Divisão Intermediária. Porém, em 1993, o Mirassol caiu novamente para a Segunda Divisão.

Apenas em 1997 o clube conseguiu retornar à Segunda Divisão, que já passava a se chamar Série A2, sendo campeão da Série A3. Nessa campanha vitoriosa, em que conquistou o título ao vencer o Santa Bárbara D’oeste por 1 a 0, o Mirassol revelou o zagueiro Dininho, que posteriormente faria sucesso no São Caetano e no Palmeiras.

Estádio José Maria de Campos Maia


Em 1998, a equipe lutou para permanecer na Série A2, livrando-se por pouco de retornar à A3, e em 1999 e 2000, a equipe quase conseguiu subir à Série A1, assim como em 2001 e 2002. Porém, no ano de 2003, a equipe acabou caindo novamente à Série A3 do futebol paulista. Voltando à A2 no ano seguinte, o clube apenas conseguiria o acesso à divisão de elite do futebol estadual no ano de 2007, quando ficou em 3º na competição, ou seja, na segunda colocação de seu grupo na fase final.

No ano de 2008 o Mirassol ficou na 8ª colocação, sendo que em 2009 ficou em 7º lugar, mas em 2010 conseguiu escapar do rebaixamento apenas na última rodada. Agora, em 2011, a equipe disputará sua quarta Série A1 seguida.

  • Títulos:
-Campeão Paulista da Segunda Divisão em 1959

-Campeão Paulista da Série A3 em 1997



Por Luiz Nascimento.
http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010