Especial Paulistão Parte 5 - Paulista de Jundiaí

5 de jan. de 2011

O Jundiahy Foot Ball Club foi fundado em 1903 pelo escocês Thomas Scott, clube este que era destinado aos trabalhadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Hino do Paulista Futebol Clube:



Porém, 6 anos mais tarde, em substituição ao Jundiahy, seria fundado o Paulista Futebol Clube, mais precisamente no dia 17 de maio de 1909. Nos anos que sucederam sua fundação, o clube realizava jogos de futebol esporadicamente sendo que ainda não haviam competições oficiais. O time de futebol era composto por funcionários da companhia e/ou sócios do clube.

No ano de 1919, o Paulista torna-se filiado da Associação Paulista de Esportes Athléticos (APEA), tendo o direito de disputar o Campeonato do Interior, que à época era composto por Ponte Preta, Guarani, Rio Claro, XV de Piracicaba, Comercial, Taubaté e Corinthians Jundiaiense. Em seu primeiro ano na competição, o Paulista já chegou à final, porém, sendo derrotado pelo Clube Atlético Paulistano por 5x4, no Pacaembú.

Esquadrão do Paulista na década de 1920


Vale lembrar que a partir de 1913 o Paulista mandava suas partidas em um campo localizado no bairro de Vila Leme, em Jundiaí. No ano de 1928, o campo recebeu iluminação elétrica financiada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. No mesmo ano, o Paulista transferiu-se da APEA para a LAF (Liga de Amadores de Futebol), no entanto, dois anos mais tarde a Liga foi desfeita e o Paulista viu-se obrigado a filiar-se novamente à APEA, onde permaneceu até a fundação da Federação Paulista de Futebol.

No início dos anos 40, o então presidente do clube Sidney John Normanton anunciou o lançamento da pedra fundamental do estádio “Engenheiro Jayme Pinheiro de Ulhoa Cintra”, nome que homenagearia um dos principais incentivadores do clube, porém, devido à retração econômica da época, o projeto teve de ser paralisado.

Esquadrão do "Galo da Japí" em 1940

No ano de 1948, a Federação Paulista de Futebol fez valer a “Lei do Acesso”, insturando a Divisão Intermediária, a oficial Segunda Divisão do Campeonato Paulista. O Paulista passou a representar não só seus associados e a companhia ferroviária, mas a cidade de Jundiaí ao passo que ingressou na Divisão Intermediária. Esse mesmo ano marcou a profissionalização definitiva do Paulista Futebol Clube.

Ao mesmo tempo em que o time entrava em competições regulares e oficiais, o clube buscava um outro terreno para a construção do estádio, que foi inaugurado apenas no ano de 1957, em um amistoso do Paulista com o Palmeiras, jogo este vencido pela equipe interiorana por 3x1. Apenas no ano de 1968 o Paulista conseguiu o acesso à elite do futebol paulista após uma seletiva final em que enfrentou Francana, Ferroviário de Araçatuba, Ponte Preta, Bragantino e Barretos.

Estádio Dr. Jayme Cintra, inaugurado em 1957, hoje tem capacidade para 15 mil espectadores/Foto: Rogério Miranda

O Paulista de Jundiaí permaneceu na Primeira Divisão do Campeonato Paulista por 10 anos seguidos, sendo rebaixado apenas em 1978, mas retornando em 1984. Este acesso é considerado histórico pelos adeptos mais antigos do Paulista, já que o clube passava por um período financeiro muito complicado onde o encerramento das atividades era uma opção latente.

O então presidente Josep Pfulg foi responsável pela retomada de força do Paulista realizando várias obras no estádio, sanando as finanças do clube com aporte de recursos publicitários de sua empresa (Vulcabrás), além de recursos próprios, restaurando a credibilidade do clube e equacionando graves problemas fiscais e trabalhistas.

Com a nova queda no ano de 1986, o Paulista viu na aliança com empresas privadas a única solução para sua sobrevivência e prosperidade. A primeira empresa a se aliar ao clube foi a Magnata, mas nesse período pouca coisa mudou no futebol. Em 1995, a Lousano juntou-se ao Paulista, que na época estava na Série A3 do futebol paulista e conseguiu o acesso à A2. Tal parceria ficou marcada pelos investimentos e valorização das categorias de base, visto que o Paulista venceu o Copa São Paulo de Juniores em 1997.

No ano seguinte a equipe passa a aliar-se à Parmalat, que altera o nome do clube para Etti Jundiaí, fato que desagradou a maior parte da torcida. Porém, dentro de campo a parceria deu certo, a equipe sagrou-se campeã da Série A2 do Paulistão e da Série C do Brasileirão em 2001. Em 2002 a parceria foi desfeita e o clube ficou com a herança do nome de Jundiaí Futebol Clube, sendo alterado por força expressiva da torcida em um plebiscito para Paulista Futebol Clube, seu nome de origem.

Vale lembrar que mesmo sem uma aliança à empresas privadas o Paulista chegou à final do Campeonato Paulista da Série A1 em 2004, sagrando-se vice-campeão ao perder para o São Caetano na final, no Pacaembú. No ano seguinte, a equipe comandada pelo técnico Vágner Mancini conseguiu superar Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense, sagrando-se campeão do Copa do Brasil e garantindo baga na Libertadores do ano seguinte. Na competição internacional o Paulista não passou da primeira fase, mas conseguiu um feito que até hoje é lembrado e entrou para a história do clube, uma vitória sobre o River Plate por 2x1 na Argentina.

No ano de 2006 o Paulista só não conseguiu acesso à Série A do Campeonato Brasileiro por ter um saldo de gols menor que o do América-RN, já que a pontuação de ambas as equipes foi a mesma. Em janeiro de 2007 o Paulista passou a fazer parte do projeto Campus Pelé, um projeto de estímulo aos jovens jogadores brasileiro. O Paulista é um dos pilares do projeto, sendo os outros: construção do CT Campus Pelé (Jundiaí), utilização da marca Pelé, parceria com um clube europeu, o FC Lausanne Sport (Suíça), e incorporação do Litoral Futebol Clube (Santos).
É sempre bom lembrar que o Paulista Futebol Clube é uma instituição centenária do futebol brasileiro, completando 100 anos no dia 17 de maio de 2009.

  • Curiosidade:

A rivalidade existente nos campeonatos amadores da cidade, sobretudo entre Paulista e o Comercial, nos anos 40 rendeu a história de que, em um jogo disputado no estádio da Vila Leme, a torcida do Paulista atirou um galo no campo. Como estavam perdendo o jogo, os jogadores comercialinos trataram logo de iniciar uma verdadeira caça a ave, proporcionando cenas hilárias e inesquecíveis. Os torcedores do Paulista, é claro, passaram a torcer pelo Galo. Hoje o clube é apelidado como Galo da Japí.

  • Títulos:
- Tetra-Campeão do Campeonato Amador do Interior em 1921/24/30/31 - Campeão Amador Estadual em 1967 - Campeão Paulista da Segunda Divisão em 1968
- Campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1997
- Campeão da Copa Estado de São Paulo em 1999 - Campeão Paulista da Série A2 em 2001
- Campeão Brasileiro da Série C em 2001
- Campeão da Copa do Brasil em 2005



Por Luiz Nascimento.
http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010