
Clique na imagem para ampliar!
Nessa seção, “Rubro-Verde Espetacular” (como canta nossa hino antigo) pretendo contar um pouco da rica e gloriosa história da Portuguesa de Desportos. Hoje, falarei sobre o maior time que a Portuguesa já teve em todos os tempos, claro que tivemos muitos outros elencos espetaculares mais recentemente, porém a década de ouro da Portuguesa foi, sem dúvidas, a década de 50.Enquanto o Brasil chorava pela derrota para o Uruguai na Copa de 50 e ainda amargava o ”Maracanazo”, em
Neste ano de
Antes de deixar as terras turcas a Portuguesa foi desafiada à uma revanche contra o Galatassaray, melhor equipe turca da época, e venceu novamente, desta vez por 3x1. Dalí o time seguiu rumo à Espanha, e seu maior confronto era contra o Campeão Espanhol e Campeão Europeu do ano, o então maior clube da Espanha, o Atlético de Madrid, a Portuguesa venceu o time espanhol por 4x3 em uma partida épica, que garantiu à Lusa a Taça San Isidro, sagrando-se a única equipe extrangeira a ganhar um campeonato local.
Ainda na Espanha a Lusa empatou com o Valência por 1x1. Fechando sua excursão, a Lusa visitou a Suécia, onde venceu o Helsingborg (5x3), o Sondra (1x0), o Gotemborg (3x1) e o Konraten (3x2). Ao todo a Portuguesa somou 10 vitórias e um empate, totalizando 36 gols marcados ante 15 tentos sofridos. A excursão encerrou-se em 29 de maio.
Em
Já na Colômbia a Lusa venceu um torneio quadrangular local, sagrando-se campeã vencendo o Santa Fé por 4x2, o Milionários por 2x1 e o Nacional por 4x1. Fechando a conquista da segunda Fita Azul a Lusa venceu o Guaiaquil, no Equador, por 2x0. Ao todo foram 7 vitórias e 3 empates, totalizando 22 tentos marcados e 6 gols sofridos. Nesse ano a Lusa cedeu três jogadores à Seleção Brasileira, Djalma Santos, Brandãozinho e Julinho Botelho.
Em
Dentre esses anos a Portuguesa teve seu famoso “time dos sonhos” composto por: Muca, Nena, Noronha, Djalma Santos, Brandãozinho, Ceci, Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão.

Clique na imagem para ampliar!
Por Luiz Nascimento.
http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário