Goleiros: Eduardo (Braga), Daniel Fernandes (Iraklis-GRE) e Beto (Porto)
Laterais: Miguel (Valencia-ESP), Paulo Ferreira (Chelsea-ING), Fábio Coentrão (Benfica) e Duda (Málaga-ESP)
Zagueiros: Ricardo Carvalho (Chelsea-ING), Bruno Alves (Porto), Juande (Porto) e Ricardo Costa (Lille-FRA)
Volantes: Pedro Mendes (Sporting), Pepe (Real Madrid-ESP), Zé Castro (Deportivo La Coruña), Miguel Veloso (Sporting) e Tiago (Atlético de Madrid-ESP)
Meias: Deco (Chelsea-ING), Simão Sabrosa (Atlético de Madrid-ESP) e Dani (Zenit-RUS)
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Liedson (Sporting), Nani (Manchester United-ING) e Hugo Almeida (Werder Bremen-ALE)
A seleção encarnada não contará com Bosingwa, contundido, peça chave nesta equipe, nas Eliminatórias foi um dos que mais se destacou e ajudou o país a se classificar ao Mundial. Fora ele, muito se questionou a não convocação de Quim, goleiro do Benfica, Campeão Português desta época com uma campanha impecável.
Se no Brasil muitos ficaram descontentes com a não convocação de Neymar e Ganso, no outro lado do Atlântico queriam João Moutinho e Quaresma, jogadores que eu, particularmente, convocaria. Porém houve um nome que agradasse à gente portuguesa, ao menos à esmagadora maioria benfiquista, o lateral Fábio Coentrão.
Não sou muito fã do trabalho de Queiróz, na minha opinião acho que ele deveria levar Quim, João Moutinho e Quaresma, porém gostei do nome de Fábio Coentrão na lista. Todos os bons técnicos, principalmente de boas campanhas nas Copas, são muito contestados em suas convocações, torçamos para que isso ocorra com Carlos Queiróz.
Analisando cada jogador e as equipes no papel, Portugal tem totais condições de fazer uma bela campanha na primeira fase desbancando até a seleção brasileira, ainda mais com essa equipe de Dunga. O que precisa haver com a 'equipa' de Queiróz é o que o técnico brasileiro disse de sobra em sua coletiva, comprometimento. Felipão deu certo nas terras rubro-verdes justamente por isso.
A Seleção Lusa terá três brasileiros em seu plantel: Deco, Pepe e Liédson. Deco e Liédson ('o levezinho') são peças fundamentais, este último penso eu que foi muito injustiçado em não ter sido convocado pelo Brasil anos atrás, quando brilhava no Sporting. Pepe é um nome que me desagrada muito, pode jogar bem em seu time, mas na seleção nunca agradou.
Uma curiosidade deste Mundial: a melhor campanha da Seleção Portuguesa de todos os tempos em Copas do Mundo aconteceu em 1966, quando chegou às semi-finais e foi "garfada" contra a Inglaterra, campeã naquela oportunidade. Naquele ano Portugal dividiu seu grupo com Brasil e Coréia do Norte, mesmas seleções desta edição, e os lusitanos eliminaram a equipe de Pelé logo na primeira fase.
Vale lembrar que àquela altura a Seleção Portuguesa contava com o ídolo maior da terra de Camões, Eusébio. Sem contar com Coluna e Simões, verdadeiros patrimônios do futebol mundial. A equipe era comandada pelo técnico Otto Glória, que após a Copa de 1966 veio ao Brasil treinar a Portuguesa e mais tarde ser campeão com o time do Canindé.
Estou confiante com a participação de Portugal na África do Sul, se Queirós conseguir que a equipe mostre o mesmo futebol da repescagem das eliminatórias, Portugal terá grandes chances de fazer bonito neste Mundial.
E só para finalizar o assunto da última semana, como o Benfica foi campeão justamente meu dia no blog, não pude falar muito do título encarnado bem como da festa benfiquista, portanto segue abaixo um vídeo mostrando a festa da esmagadora maior torcida de Portugal:
Por Luiz Nascimento.
http://www.sanguerubroverde.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário