O ressurgimento da mágica Roma

7 de nov. de 2010

A Roma venceu o clássico della capitale contra a Lazio por 2 a 0. Gols de Marco Borriello e Mirko Vucinic, ambos de pênalti. O jogo, como sempre, foi marcado pela vontade exacerbada de vencer dos dois times, culminando em lances violentos e reclamações. A Lazio vinha tranquila e favorita, por ser a líder da competição.

No entanto, a Roma, com mais vontade de vencer, tomou a iniciativa da peleja, mesmo com os desfalques do brasileiro Juan e do seu capitão Francesco Totti, dominando e pressionando os primeiros vinte minutos. Porém, a Lazio teve a chance de abrir o placar numa bela trama: Cristian Brocchi lançou para Mauri, que cruzou para Rocchi, mas ele chegou tarde e não conseguiu empurrar para as redes.

Diferente de Greco, entretanto, seu gol foi corretamente anulado, devido ao impedimento de Marco Borriello, que havia cruzado a bola. Este, ainda quase abriu o placar após um belo chute. Terminava o primeiro tempo empatado sem gols. Com a Roma melhor que sua rival.

Na segunda etapa, a Lazio melhorou em campo com a entrada de Mauro Zarate no lugar do decadente capitão Rocchi. Todavia, a Roma, em um lance de muita raça do seu limitado lateral Marco Cassetti, conseguiu um pênalti, convertido por Borriello. A comemoração parecia a da final de uma Copa do Mundo. Os jogadores se abraçaram. Entre os mais contentes estava o imperador Adriano. Parecia que ele havia marcado o gol e não Borriello.

O brasileiro Fábio Simplicio ainda acertou o travessão laziale. A Lazio, ao invés de jogar, passou a reclamar da arbitragem, pedindo a todo momento um pênalti, mostrando o desespero de seus jogadores, pois eles sabiam que uma derrota poderia mudar todo o curso do campeonato. Hernanes,como já era de se esperar, não jogou absolutamente nada. Perdeu um gol cara a cara com o goleiro romanista Júlio Sérgio. Mais tarde foi substituído por Foggia, que pouco fez também.

O segundo gol foi marcado por Vucinici de pênalti, sofrido por Júlio Baptista que entrou no lugar de Borriello. Mirko levou cartão amarelo devido a sua comemoração. Ele tirou a camisa e mostrou uma mensagem em homenagem ao seu filho Alexander, que nasceu nesta semana. Menino pé quente.

Assim terminou o derby della capitale, 2 a 0. Em Roma, é mais importante uma vitória sobre seu rival que o scudetto. Por isso, os jogadores e a torcida romanista comemoraram muito o "título" do primeiro turno do campeonato Roma-Lazio. O técnico laziale reclamou, sem razão, da arbitragem, enquanto o romanista dedicou a vitória ao seu capitão, Francesco Totti.

Com o resultado, o técnico Cláudio Ranieri terá tranquilidade para dar sequência à recuperação da Roma no campeonato italiano e na Liga dos Campeões. A Lazio, por sua vez, caso não vença seu próximo compromisso, poderá ter problemas para o restante da temporada.

Roma e Lazio é assim; uma derrota pode acarretar uma crise, mas a vitória pode salvar a temporada.

Por Murillo Chamusca.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010