Especial Paulistão Parte 10 - São Caetano e Santo André

10 de jan. de 2011

Nesta continuação do especial Paulistão, vamos falar de dois clubes do famoso ABC paulista, que recentemente chegaram às finais do Paulistão, nos últimos anos: o São Caetano, campeão paulista em 2004; e o Santo André, vice campeão paulista no ano passado.


SÃO CAETANO, CAMPEÃO PAULISTA EM 2004

O campeonato foi disputado por 21 equipes divididas em dois grupos, se enfrentavam entre si e os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificavam para as quartas de final. O pior classificado era rebaixado a série A2.

O São Caetano não conseguiu uma boa classificação logo na primeira fase, apesar da boa campanha que fez, com 5 vitórias (Mogi Mirim, Palmeiras, Ituano, Paulista e União São João – sendo estas 4 últimas vitórias seguidas, o que garantiu a classificação do Azulão) 4 empates (Santos, Santo André, Guarani e Oeste) e apenas uma derrota (Marília) e a equipe terminou na quarta colocação no grupo B, e enfrentaria o São Paulo, primeiro e com a melhor campanha do Paulistão, nas quartas de final.

Era um jogo só. Quem vencesse, passava à semifinal e enfrentaria o Santos. Aí, brilhou a estrela dos principais jogadores do Azulão: o goleiro Silvio Luiz, o lateral direito Anderson Lima, o meia Gilberto, os zagueiros Serginho e Dininho, o volante Mineiro, o meia Lucio Flávio, e os atacantes Warley, Fabricio Carvalho, Somália, Euller e o técnico ainda sem o seu tetracampeonato brasileiro Muricy Ramalho. O São Caetano fez 2x0 sem dó nem piedade no São Paulo e foi à semifinal enfrentar o Alvinegro Praiano.

A semifinal era em dois jogos. E dois jogaços. No primeiro, um empate na Vila Belmiro por 3x3. Mas no segundo jogo, novamente o Azulão não teve dó do adversário e fez um sonoro 4x0 e, pela segunda vez, a final do Paulistão seria “caipira”: São Caetano e Paulista, que eliminou o Palmeiras na semifinal.

Na final, o Galo da Japi não teve chance contra o excelente time de Muricy Ramalho. Foram dois jogos e duas vitórias, 3x1 no primeiro jogo e 2x0 no segundo, gols de Marcinho e Mineiro. E 25 mil torcedores foram ao Pacaembu para verem o inédito título do São Caetano, depois de bater na trave três vezes, duas no Brasileirão e uma na Libertadores da América.

Jogadores comemoram com Muricy Ramalho o título paulista

CAMPANHA DO AZULÃO

PRIMEIRA FASE

SÃO CAETANO 3X2 MOGI MIRIM
SANTOS 1X1 SÃO CAETANO
SÃO CAETANO 0X0 SANTO ANDRÉ
GUARANI 1X1 SÃO CAETANO
OESTE 2X2 SÃO CAETANO
SÃO CAETANO 0X1 MARÍLIA
SÃO CAETANO 1X0 PALMEIRAS
ITUANO 2X3 SÃO CAETANO
SÃO CAETANO 5X1 PAULISTA
UNIÃO SÃO JOÃO 0X1 SÃO CAETANO

FASE FINAL
QUARTAS DE FINAL
SÃO PAULO 0X2 SÃO CAETANO

SEMIFINAL
SANTOS 3X3 SÃO CAETANO
SÃO CAETANO 4X0 SANTOS

FINAL
PAULISTA 1X3 SÃO CAETANO
SÃO CAETANO 2X0 PAULISTA

Time Campeão Paulista, em 2004

FICHA TÉCNICA DA FINAL

18/04/2004  -  Domingo
SÃO CAETANO  2x0  PAULISTA
Local: Pacaembu (São Paulo - 16h00); Público: 25.221;
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP); Gols: Marcinho 20' do 1º; e Mineiro 43' do 2º; Cartões Amarelos: Ânderson Lima, Alemão e Serginho.
SÃO CAETANO: Sílvio Luís, Ânderson Lima, Dininho, Serginho e Triguinho; Marcelo Mattos, Mineiro, Gilberto e Marcinho (Lúcio Flávio); Euller (Warley) e Fabrício Carvalho (Fábio Santos). Técnico: Muricy Ramalho.
PAULISTA: Márcio, Lucas, Asprilla, Danilo e Galego; Umberto, Alemão, Canindé e Aílton (Fábio Melo); Izaías e João Paulo (Davi). Técnico: Zetti.

SANTO ANDRÉ VICE CAMPEÃO PAULISTA 2010


O Santo André perdeu a final pra um ótimo time. Neymar, Ganso, André, Robinho e Arouca estavam jogando uma barbaridade. Mas o Ramalhão merece um destaque nesse post pela grande campanha que fez no campeonato do ano passado.

O goleiro Julio Cesar, o zagueiro Cesinha, os meias Branquinho e Bruno César e os atacantes Nunes e Rodriguinho foram os destaques dessa bela campanha da equipe no Paulistão.

O Meia Bruno Cesar, atualmente no Timão

Na primeira fase, o Santo André terminou em segundo lugar na classificação geral, com 37 pontos, 10 a menos que o campeão do primeiro turno, o Santos.
Foram 11 vitórias (Paulista, Ituano, Rio Branco, Mirassol, Sertãozinho, Prudente, Portuguesa, Palmeiras, Botafogo, Bragantino e Monte Azul), 4 empates (Ponte Preta, São Caetano, Oeste e Rio Claro) e 4 derrotas (Santos, Corinthians, Mogi Mirim e São Paulo). E o Santo André decidiria a vaga na final contra o novato Grêmio Prudente.

O técnico Sergio Soares

Dois grandes jogos também, muito equilibrados. O Santo André venceu o primeiro, por 2x1. Mas, no segundo jogo, o Prudente foi lá e buscou o resultado, venceu por 2x1, mas ficou faltando um gol. Por conta de ter feito a melhor campanha, o Ramalhão foi à final enfrentar os Meninos da Vila.

De novo, dois belíssimos jogos, dignos de final. O Santo André dessa vez saiu atrás e tomou 3x2 do Santos, com bela atuação de Wesley. No segundo jogo, um gol com 15 segundos assustou o Santos, 1x0 Ramalhão. Neymar, em um golaço, empatou. O Santo André virou de novo, mas Neymar empatou de novo. O Santo André fez 3x2, tudo isso só no primeiro tempo.

No segundo, o Peixe terminou com 9 jogadores, duas bolas na trave e um gol duvidoso anulado ao seu favor... não deu pro Ramalhão.

Jogadores comemoram um dos gols na final contra o Santos

CAMPANHA DO SANTO ANDRÉ

PRIMEIRA FASE
PONTE PRETA 1X1 SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ 2X2 SÃO CAETANO
SANTO ANDRÉ 4X2 PAULISTA
SANTO ANDRÉ 2X2 OESTE
ITUANO 1X2 SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ 1X2 SANTOS
RIO BRANCO 1X4 SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ 2X1 MIRASSOL
SERTÃOZINHO 2X3 SANTO ANDRÉ
PRUDENTE 1X3 SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ 2X0 PORTUGUESA
PALMEIRAS 1X3 SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ 4X1 BRAGANTINO
SANTO ANDRÉ 3x0 MONTE AZUL
MOGI MIRIM 3x2 SANTO ANDRÉ
RIO CLARO 1x1 SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ 1x3 SÃO PAULO

SEMIFINAL
SANTO ANDRÉ 2x1 PRUDENTE
PRUDENTE 2x1 SANTO ANDRÉ

FINAL
SANTO ANDRÉ 2x3 SANTOS
SANTOS 2x3 SANTO ANDRÉ

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 3 SANTO ANDRÉ
Local: Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 2 de maio de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Assistentes: Maria Eliza Correia Barbosa e Daniel Paulo Ziolli
Público: 35.001 pagantes
Renda: R$ 2.349.455,00
Cartões amarelos: Rodriguinho, Júlio César, Alê, Carlinhos, Cicinho, Halisson e Rômulo (Santo André); Pará, Neymar, Paulo Henrique e Edu Dracena (Santos)
Cartões vermelhos: Léo, Marquinhos e Roberto Brum (Santos); Nunes (Santo André)
Gols: SANTOS - Neymar, aos 8 e aos 32 minutos do primeiro tempo SANTO ANDRÉ: Nunes, a 1 minuto, Alê, aos 19 minutos e Branquinho, aos 43 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar (Roberto Brum) e Robinho (André)(Bruno Aguiar)
Técnico: Dorival Júnior
SANTO ANDRÉ: Júlio César; Cicinho (Rômulo), Halisson, Cesinha e Carlinhos; Alê (Pio), Gil, Branquinho (Rodrigão) e Bruno César; Nunes e Rodriguinho
Técnico: Sérgio Soares

Amanhã tem mais especial Paradoxos... até lá

Guilherme de Morais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Paradoxos da Bola | by TNB ©2010